Um dos assuntos mais discutidos na televisão, dentro das empresas, na mesa de jantar das famílias e em qualquer ambiente, é o contágio da gripe A, mais popularmente conhecida como H1N1. Campanhas em todas as mídias veiculam alertas para a população de como evitar a transmissão da doença e quais os cuidados necessários que devem ser tomados assim que os primeiros sintomas se manifestarem, como dores de cabeça, febre e também nos olhos!
Poucas pessoas se preocupam ou têm conhecimento, mas o contágio da gripe A (H1N1) também pode acontecer pelos olhos. Para especialistas no assunto, como oftalmologistas, os olhos funcionam como “portas de entrada” para a gripe H1N1, principalmente através da mucosa ocular. Entre os sintomas ocasionados pela H1N1, na região dos olhos, vale a pena prestar mais atenção à irritação excessiva e também conjuntivite. Pode ser a gripe A!
A dica principal para enviar o contágio da gripe H1N1 pelos olhos é a prevenção diária. Por exemplo, sempre que estiver no transporte público ou tocar em superfícies que possam ter sido contaminadas, não leve a mão aos olhos. Lave-as bem antes de qualquer movimento, de preferência com álcool gel ou bastante água. Evite também ficar muito próximo a pessoas que já contraíram a doença e que estão passando por tratamentos. Como vimos, a mucosa ocular pode ser o canal de entrada do vírus.
Por fim, e não menos importante, sempre que for espirrar, evite ao máximo deixar as mãos muito próximas do nariz e dos olhos. A explicação é que o espirro pode contar incontáveis partículas da gripe A, portanto se a mão estiver próxima aos olhos, a transmissão é ainda mais rápida. Já sobre os tratamentos para os olhos, a indicação é procurar um especialista de confiança e iniciar imediatamente todos os procedimentos, como uso de colírios.